Pular para o conteúdo principal



Harun Farocki


A Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (CCA/UFC), o Curso de Cinema e Audiovisual (ICA|UFC) e o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, em parceria com o Instituto Goethe, realizam a mostra de cinema Harun Farocki.
Com entrada franca, a mostra foi idealizada e será realizada tendo à frente as professoras doutoras Walmeri Ribeiro (ICA/UFC) e Ute Hermanns (CCA/UFC). O evento acontecerá de 23 a 25 deste mês, no horário de 18h30 às 22h, e no dia 26, de 16h às 17h30, no auditório do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 3º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108). Inscrições podem ser solicitadas pelo e-mailcca@ufc.br. Aos participantes, será emitido certificado de 12 horas-aula.
Harun Farocki é um dos mais importantes cineastas do cinema contemporâneo alemão. Seus filmes questionam, indagam e se lançam sobre temas aparentemente marginalizados, retratando o cotidiano e o pensamento do cidadão do século XXI. Como documentarista, Farocki atribui ao cinema um trabalho de coleção, sistematização e conexão.
A Mostra Harun Farocki dá prosseguimento à proposta de apresentar diretores alemães contemporâneos e suas obras a estudantes e cinéfilos de Fortaleza.
Trajetória de Harun Farocki - Nascido 1944, em Nový Jicin (Neutitschein), situado na parte alemã, naquela época, anexada a Czecheslováquia. De  1966 a 1968, cursou a Deutsche Film- und Fernsehakademie Berlin (Academia Alemã de Cinema e Televisão em Berlim (Ocidental)).
Entre 1974 e 1984, trabalhou como Autor e redator da revista Filmkritik, (Crítica de Cinema) em Munique. De 1993 a 1999, foi professor visitante da University of California, em Berkeley, EUA. Desde 1966 realizou mais de 100 produções para televisão e cinema: Cinema infantil, filmes documentários, filmes, ensaio, ficções. A partir de 1996, realizou várias exposições coletivas e individuais em museus e galerias. Em 2007, participou com Deep Play da documenta 12. Desde 2006 é professor catedrático da Akademie für Bildende Künste (Academia das Artes Visuais) em Viena, Áustria.
Conheça a seguir a programação da mostra de cinema Harun Farocki, como também dos debates que haverão após as exibições dos filmes:
4ª-feira, dia 23/11/2011, 18h30 às 22h
Debatedores: Walmeri Ribeiro, ICA-UFC; Ute Hermanns, CCA-UFC; e Diego Hoefel.
Operários ao sair da fábrica
(Arbeiter verlassen die Fabrik)
Direção: Harun Farocki, 36 min., col. e p/b, 1995
Partindo de um dos primeiros filmes dos irmãos Lumière, Farocki faz a montagem de cenas de 100 anos da história do cinema, que incluem variações do motivo "Operários ao sair da fábrica". Farocki extrai das imagens reflexões sobre a iconografia e a economia da sociedade de trabalho, mas também sobre o próprio cinema, que vai buscar os espectadores ao portão da fábrica e os rapta para o espaço privado
Imagens da prisão
(Gefängnisbilder)
Direção: Harun Farocki, 60 min., col. e p/b, 2000
Que imagem se tem dado às prisões, ao longo dos 100 anos do cinema? Que imagens é que a própria prisão produz, através das câmaras de observação e dos videos para formação dos funcionários? No filme de Farocki, o estabelecimento penal aparece como laboratório antropológico, onde, através do olho da câmara de filmar, é estudada a morte e a vida.
5ª feira, 24/11/2011, 18h30 às 22h
Debatedor: Marcelo Ikeda - ICA/UFC
Fogo que não se apaga
(Nicht löschbares Feuer)
Direção: Harun Farocki, 25 min., p/b, 1969
Primeiro filme do realizador Farocki fora da Academia de Cinema, faz a ligação entre o aspecto didático e a agitação política, através de uma rígida escassez de meios cinematográficos. Contra o voyerismo das reportagens da guerra do Vietnam, Farocki aposta numa elaboração pedagógica: partindo de uma reconstrução-modelo da bomba de napalm, segue-se um apelo lúdico à resistência.
Como se vê
(Wie man sieht)
Direção: Harun Farocki, 72 min., p/b e col., 1986
Produção civil e militar: o tanque tem origem numa alfaia agrícola, a metralhadora é baseada num princípio idêntico ao de um motor de combustão. Farocki mostra-nos a história da técnica como uma sequência de fases de automatização, nas quais a mão humana vai sendo posta de parte pela capacidade de cálculo do computador.
6ª-feira, dia 25/11/2011, 18h30, às 22h
Debatedor: Yuri Firmeza - ICA/UFC
Imagens do mundo e Epitáfios da Guerra
(Bilder der Welt und Inschrift des Krieges)
Direção: Harun Farocki, colorido, 75 min., 1988
Um ensaio registrado com a câmera sobre a conexão existente entre percepção e produção industrial. O filme se concentra na fotografia e na utilização das imagens, bem como na questão referente à influência da guerra na realidade reproduzida. Em 1944, pilotos americanos fizeram fotos aéreas das fábricas de Buna, sem se dar conta de que também fotografavam o campo de concentração de Auschwitz. Essas fotos só foram corretamente analisadas em 1977.
Reconhecer e perseguir
(Erkennen und verfolgen)
Direção: Harun Farocki, 58 min., col. e p/b, 2003
As imagens captadas por projéteis de mísseis americanos são conhecidas, mundialmente, desde a primeira guerra do Iraque, em 1991. Elas serviam para demonstrar superioridade técnica. Para Farocki, estas filmagens são exemplos de um novo tipo de imagem. Os sistemas GPS, as armas inteligentes, o tratamento industrial de peças em bruto: todas estas estão baseadas em processos calculáveis, nos quais as imagens são reduzidas a algoritmos e operações técnicas.
Sábado, dia 26/11/2011, de 16h às 17h30
Debatedor: Osmar Gonçalves dos Reis Filho - ICA/UFC
Videograma de uma revolução
(Videogramme einer Revolution)
Direção: Harun Farocki, 106 min., col. e p/b, 1992
Para "Videograma de uma revolução", o realizador Farocki e o seu co-autor Andrej Ijica fizeram a recolha de filmes amadores e de emissões da televisão estatal romena, depois da sua ocupação por manifestantes, em dezembro de 1989. São as imagens e o som da primeira revolução histórica, na qual a televisão desempenhou um papel fundamental. O protagonista é a própria história contemporânea.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre atriz Martha Vasconcelos

  Morreu, nesta sexta-feira (26.12.2025), a atriz cearense Martha Vasconcelos. Augusto Abreu : Minha querida amiga Martha Vasconcelos descanse em paz! De você só guardo afetuosas lembranças da vida e do palco. Dia triste!! Thadeu Nobre Rodrigues : Muito triste com a partida da Martha. O Ceará perdeu uma grande atriz... Muita luz e paz!! Deugiolino Lucas : Recebi nesta tarde de sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral, Membros da academia Cearense de Letras, TVC Canal 5, RÁDIO CEARÁ FM 87.1 e Membros da Academia Cearense de Teatro, o falecimento da nossa querida e amada atriz cearense MARTHA VASCONCELOS. Ainda estou bastante emocionado com a notícia de uma grandiosa amiga de cena e fora cena. MARTHA VASCONCELOS, teve uma trajetória invejável como atriz e como amiga. Representou para todos nós do fazer teatral uma lição de vida, uma valiosa importância pela sua contribuição e demonstração como ser humano e atriz. Super premiada, aplau...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio mata 40 e fere 115 nos Alpes Suiços

O Réveillon 2026 foi trágico na Estação de Esqui Crans-Montana, na Suiça. Um incêndio nas primeiras horas de 2026 no Bar Le Constellation matou pelo menos 40 pessoas e feriu gravemente outras 115.   O  Ministério das Relações Exteriores informa, que não há registro de brasileiros entre as vítimas. - Nosso número é 115 feridos, a maioria em estado grave, e infelizmente dezenas de pessoas são consideradas mortas”, declarou o chefe da Policia Suiça, oficial Frederic Gisler. Os pacientes foram transferidos para unidades de Saúde em Sion, Lausanne, Genebra e Zurique. De acordo com Stephane Ganzer, chefe de segurança de Valais, o grupo de vítimas inclui cidadãos estrangeiros, que celebravam o Réveillon no estabelecimento. O Ministério das Relações Exteriores da Itália comunicou ter recebido informações da Polícia Suíça sobre o registro de aproximadamente 40 mortes. O governo da França confirmou, que dois de seus cidadãos estão entre os feridos. Para o atendimento da ocorrência ...

Morre fundador do Super Lagoa

Morreu hoje  (26.12.2025) aos 82 anos o fundador do Grupo Super Lagoa, Marco Antônio Moura. Super Lagoa : Hoje nos despedimos de um grande homem. Nosso fundador, Marco Antonio Moura, ou melhor, nosso “Marcão”, partiu, deixando tudo aquilo que ele construiu com as próprias mãos, com o coração e com a coragem de quem sempre acreditou nas pessoas. Nasceu em 10 de agosto de 1943, em São Paulo. Casado com Neusa Fernandes Moura e pai de três filhos, Marcão sempre foi reconhecido pelo coração grande, pela fé no trabalho e pela coragem de transformar sonhos em realidade. Em 1989, decidiu recomeçar sua história em Fortaleza. Aqui, encontrou novas amizades, novas parcerias e o cenário perfeito para empreender servindo pessoas. Foi às margens da Lagoa da Parangaba que nasceu o Super Lagoa, negócio, que mudaria não só a vida da sua família, mas também a de milhares de clientes e colaboradores. Com muito suor, simplicidade e determinação, Marcão esteve presente em cada detalhe do que construía ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre atriz Martha Vasconcelos

  Morreu, nesta sexta-feira (26.12.2025), a atriz cearense Martha Vasconcelos. Augusto Abreu : Minha querida amiga Martha Vasconcelos descanse em paz! De você só guardo afetuosas lembranças da vida e do palco. Dia triste!! Thadeu Nobre Rodrigues : Muito triste com a partida da Martha. O Ceará perdeu uma grande atriz... Muita luz e paz!! Deugiolino Lucas : Recebi nesta tarde de sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral, Membros da academia Cearense de Letras, TVC Canal 5, RÁDIO CEARÁ FM 87.1 e Membros da Academia Cearense de Teatro, o falecimento da nossa querida e amada atriz cearense MARTHA VASCONCELOS. Ainda estou bastante emocionado com a notícia de uma grandiosa amiga de cena e fora cena. MARTHA VASCONCELOS, teve uma trajetória invejável como atriz e como amiga. Representou para todos nós do fazer teatral uma lição de vida, uma valiosa importância pela sua contribuição e demonstração como ser humano e atriz. Super premiada, aplau...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Incêndio mata 40 e fere 115 nos Alpes Suiços

O Réveillon 2026 foi trágico na Estação de Esqui Crans-Montana, na Suiça. Um incêndio nas primeiras horas de 2026 no Bar Le Constellation matou pelo menos 40 pessoas e feriu gravemente outras 115.   O  Ministério das Relações Exteriores informa, que não há registro de brasileiros entre as vítimas. - Nosso número é 115 feridos, a maioria em estado grave, e infelizmente dezenas de pessoas são consideradas mortas”, declarou o chefe da Policia Suiça, oficial Frederic Gisler. Os pacientes foram transferidos para unidades de Saúde em Sion, Lausanne, Genebra e Zurique. De acordo com Stephane Ganzer, chefe de segurança de Valais, o grupo de vítimas inclui cidadãos estrangeiros, que celebravam o Réveillon no estabelecimento. O Ministério das Relações Exteriores da Itália comunicou ter recebido informações da Polícia Suíça sobre o registro de aproximadamente 40 mortes. O governo da França confirmou, que dois de seus cidadãos estão entre os feridos. Para o atendimento da ocorrência ...

Morre fundador do Super Lagoa

Morreu hoje  (26.12.2025) aos 82 anos o fundador do Grupo Super Lagoa, Marco Antônio Moura. Super Lagoa : Hoje nos despedimos de um grande homem. Nosso fundador, Marco Antonio Moura, ou melhor, nosso “Marcão”, partiu, deixando tudo aquilo que ele construiu com as próprias mãos, com o coração e com a coragem de quem sempre acreditou nas pessoas. Nasceu em 10 de agosto de 1943, em São Paulo. Casado com Neusa Fernandes Moura e pai de três filhos, Marcão sempre foi reconhecido pelo coração grande, pela fé no trabalho e pela coragem de transformar sonhos em realidade. Em 1989, decidiu recomeçar sua história em Fortaleza. Aqui, encontrou novas amizades, novas parcerias e o cenário perfeito para empreender servindo pessoas. Foi às margens da Lagoa da Parangaba que nasceu o Super Lagoa, negócio, que mudaria não só a vida da sua família, mas também a de milhares de clientes e colaboradores. Com muito suor, simplicidade e determinação, Marcão esteve presente em cada detalhe do que construía ...